A Alegria de Viver nasce com o propósito de reduzir o sentimento de solidão não desejada das pessoas mais velhas, promovendo e criando comunidades que reforçam o sentimento de pertença de todos os seus membros.
Cultivamos os laços sociais, tornando-os sólidos, e reconhecemos os mais velhos como pilares essenciais da sociedade, valorizando a sua experiência e contributo.
Queremos uma comunidade ativa e participativa, capaz de agir sobre o seu tempo, cuidar da qualidade da própria vida e preparar uma longevidade com significado e bem-estar — sempre num ambiente intergeracional, o contexto natural das verdadeiras comunidades.
Para concretizar esta missão, desenvolvemos rotinas semanais e momentos de convívio – as ALEGRIAS – onde cada participante encontra acolhimento, partilha e o inicio de novas relações de suporte e amizade.
Acreditamos que uma comunidade se constrói na interação entre os seus membros, e que a proximidade entre gerações cria relações enriquecedoras, duradouras e transformadoras.
As relações interpessoais, as redes de apoio e a convivência regular são fundamentais para que a vida seja vivida com qualidade, propósito e significado.
A Alegria de Viver tem como missão estabelecer e restabelecer laços, ligando pessoas da mesma geração e incentivando encontros entre diferentes idades, para uma longevidade mais ativa, integrada e feliz.
A Intergeracionalidade é o 2º pilar estratégico da Fundação Alegria de Viver.
A relação entre diferentes gerações fortalece laços, promove aprendizagens mútuas e combate o preconceito etário, permitindo que todas as pessoas, independentemente da idade, desempenhem o seu papel ativo na sua comunidade.
Acreditamos que a promoção de uma cultura que valorize as pessoas mais velhas deve começar desde cedo (dos 0 aos 100 anos), através de iniciativas para promover o convívio e a cooperação entre gerações, criando oportunidades de partilha e envolvimento ativo na sociedade. Estas iniciativas são essenciais para a construção de uma sociedade sã, ….., onde todas as gerações têm um papel ativo e significativo.
Com as melhorias das condições de vida e os avanços da medicina, o aumento da longevidade tornou-se uma realidade inegável. Estima-se que 50% das crianças nascidas no seculo XXI ultrapassarão os 100 anos. Neste contexto, é fundamental preparar todas as gerações para uma vida longa e com qualidade.
Tendo como 3º pilar estratégico a Literacia para a Longevidade, estamos empenhados em incentivar e contribuir para que este seja um processo contínuo, que deve começar desde cedo e acompanhar cada fase da vida.
Através de iniciativas em escolas, universidades e na vida adulta, incentivamos o desenvolvimento de competências que permitem viver mais e melhor, garantindo um envelhecimento ativo, participativo e com propósito.
A Literacia para a Longevidade proporciona um conjunto de competências e informações que contribuem para que todos se prepararem para viver mais e melhor, garantindo qualidade de vida ao longo dos anos. O envelhecimento não começa aos 60 anos, começa no momento em que nascemos. A chave para uma vida longa e com qualidade está na prevenção, no acesso à informação, nas relações sociais e na construção de um percurso de vida equilibrado e sustentável.
Promovemos um conjunto de iniciativas que visam capacitar toda a comunidade para uma longevidade com qualidade, autonomia e propósito.
Mais do que números (dados de 2024), o nosso impacto está nas vidas transformadas, nas histórias de quem voltou a sair de casa, reencontrou propósito e descobriu que nunca é tarde para criar novas memórias.
Neste momento, as inscrições estão abertas apenas para residentes em Belém, mas em breve também estarão disponíveis na Junta de Freguesia da Ajuda e Algés.
Faça parte desta família.
Ajude-nos a levar mais alegria a quem mais precisa.
Ajude-nos a espalhar alegria!
O seu donativo faz a diferença no combate ao isolamento e solidão,
na promoção do bem-estar e na realização de pequenas alegrias.
Ajude-nos a espalhar alegria!
O seu donativo faz a diferença no combate ao isolamento e solidão,
na promoção do bem-estar e na realização de pequenas alegrias.
Por favor aguarde...